Monday, March 12, 2007

A.E.R. Góis x A.D.C. Adémia

2 - 1

1ª Divisão A.F.Coimbra - Série A
Campo Dr.António Nogueira Pereira
Cerca de 70 espectadores (a olho de lince)
Ao intervalo: 1-1

Onze dos 'blues': Tiago; Joel Valença, Bruno 'Azias' (cap.), Simão e Fábio (Piquet aos 30'); Dr.Joel Rosa, Nuno 'panzer' Almeida, Aires (Bruno 'pantufas' aos 65') e Cabo; Bruno 'Experiente' Santos e Virgilio.

Ausentes/Indisponíveis: Elísio, Miguel, Vasco, Leal, Tiago 'C'mon' e Tiago 'Perna'.

Treinador: António Teixeira.

Face a uma longa lista de ausentes, tanto por lesão, castigo ou simples 'exílio', mister Teixeira foi obrigado a um duro exercicio mental no sentido de aproveitar da melhor maneira as 13 unidades disponiveis para a tradicionalmente dificil deslocação à vila de Góis. A equipa 'blue' perseguia neste jogo a vitória no sentido de encurtar a distância para o Travanca de Lagos, 5º classificado, com 6 pontos de avanço à partida para esta ronda.
Já a equipa da casa não assumia como possivel outro desfecho para esta partida que não a vitória, para poder continuar a alimentar o sonho da subida de divisão, depois da derrota em S.João do Campo na última jornada.

Perante uma tarde de muito calor, a fazer lembrar o ainda longinquo Verão, mister Teixeira, decidiu apostar num onze de contenção e de combate, com o objectivo primário de não sofrer golos. Para tal, optou por iniciar o jogo sem extremos de raíz, colocando Cabo a fechar o corredor esquerdo e Joel Rosa a fechar o corredor direito, Aires e Nuno 'panzer' Almeida no miolo, Bruno 'Experiente' Santos com a incumbência de vagabundear pelas várias posições do ataque e Virgilio bem junto aos centrais com o claro objectivo de os incomodar o máximo possivel.

1ª Parte:
O jogo começou da pior maneira para a equipa visitante. Ainda nem o ponteiro marcava 5 minutos, e já o árbitro da partida mostrava claramente que queria ser o protagonista principal da tarde, ao apontar para a marca de grande penalidade a favor da equipa do Góis na sequência de um dos lances mais comuns num jogo de futebol. Lançamento para o interior da área, disputa da bola de cabeça entre Fábio e um dianteiro adversário da casa, terminando com este estatelado no pelado e pedindo falta. Muito duvidoso,no minimo! Na cobrança do castigo máximo o jogador da equipa caseira ainda permite a defesa de Tiago mas na recarga não perdoa, abrindo assim a contagem.
Perante esta contrariedade inicial, os pupilos de Teixeira tinham agora que ir atrás do prejuízo, mas as jogadas de ataque dos 'blues' não chegavam sequer a ameaçar o guardião contrário. Excepção feita a um remate de primeira de Cabo de fora da área, que levou o esférico a passar próximo o suficiente da baliza adversária para criar algum 'suspense' no campo.
No entanto, verdade seja dita, embora trocando melhor a bola a meio campo, principalmente por intermédio de 2 jogadores com bom toque de bola, a equipa da casa também não criava grandes dificuldades ao guarda-redes Tiago.
Digna de registo a entrada de Piquet à passagem da meia hora, para substituir o lateral-esquerdo Fábio, que se lesionou ao cair desamparado após lance dividido nas alturas.
Assistia-se portanto a um jogo feio, muito dividido no miolo e com a bola a percorrer em grande parte do tempo o espaço aéreo. Foi, aliás, dessa maneira que o golo do empate surgiu, quando faltavam menos de 10min para o descanso. O guardião forasteiro pontapeia a bola muito longa até à grande área contrária, Virgilio pressiona o defensor e este, com um golpe de cabeça, desvia a bola para trás, fazendo um chapéu perfeito ao seu próprio guardião.
Chegou assim o intervalo, com 1-1 no (inexistente) placard.

Ao intervalo, as indicações foram para não se facilitar, principalmente perante o esperado ímpeto inicial do Góis. Destaque também para a intervenção de Azias, aqui claramente no papel de 'adjunto', perante as ordens de Teixeira para a equipa regressar ao campo, pedindo-lhe um pouco mais tempo para que a equipa pudesse 'arribar'.

2ª Parte:´
No ínicio da etapa complementar, mais do mesmo. Partida muito dividida a meio campo, embora com a bola a rolar mais tempo no pelado, mas com a mesma escassez em oportunidades de golo de parte a parte. A equipa da casa continuava, à imagem do que tinha já acontecido na 1ª parte, a abusar das entradas duras, sempre com a condescendência do árbitro da partida, que teimava em não expôr os cartões à luz solar, talvez com medo que perdessem a cor. Foi na sequência de uma dessas entradas que o veterano Aires acabou por se lesionar num pé, desconhecendo-se para já a gravidade da lesão. No espaço de tempo em que a entrada de Bruno 'pantufas' para o lugar do nosso velho não era efectuada, continuando este em campo mas claramente limitado, a equipa da casa adiantou-se novamente no marcador, à passagem dos 20min da 2ª parte. Bola num jogador à entrada da área que 'pica' por cima da defesa, encontrando um colega de equipa que, vindo de trás, e já no interior da área descaído para o seu lado direito, aplica um excelente pontapé, levando a bola a entrar na baliza de Tiago.
Mais uma vez, a equipa da Adémia via-se em desvantagem, tendo necessidade de reagir. E reagiu bem. O jogo passou a desenrolar-se muito mais no meio campo contrário, embora as oportunidades claras de golo continuassem sem existir. E foi quando já faltavam menos de 10min para o término da partida que a melhor oportunidade surgiu. Numa boa jogada de envolvimento do ataque 'blue', Cabo aparece solto do lado esquerdo, finta um adversário para dentro, tabela com Virgilio e aparece no interior da área adversária descaído para o lado esquerdo, em boa posição para rematar ou fazer a bola cruzar a pequena área. Nem uma opção nem outra. Atrapalha-se com a bola, mas ainda a consegue recuperar e perante puxões e empurrões de 2 jogadores contrários, 'cava' uma grande penalidade. Aparentemente fazia-se justiça, face ao lance do qual resultou o primeiro golo do Góis.
Para tentar transformar esta soberana oportunidade em golo, Nuno 'panzer' Almeida foi o escolhido, mas permitiu a defesa do guardião da equipa da casa, enjeitando assim a hipótese de igualar a contenda, resultado esse que seria o mais justo perante o que se passou dentro das 4 linhas.
Daqui até ao final foram os visitantes que tentaram chegar a golo, tal como lhes competia, embora sempre mais com o coração do que com a cabeça. No minuto final, num livre em posição privilegiada, mesmo sobre a linha da área, foi o guardião Tiago que tentou RESOLVER, quiçá sugestionado pelo numero que enverga na camisola, o 31, mas a bola saiu por cima da baliza adversária e o jogo terminou com a vitoria do Góis por 2 bolas a uma.

Perante a derrota da Académica em Pampilhosa da Serra (2-1) e do Mocidade em casa frente ao surpreendente Travanca de Lagos (2-4), o Góis pode assim continuar a sonhar legitimamente com a subida de divisão, encontrando-se a 3 pontos da liderança. Já os 'blues' ficam quase irremediavelmente afastados da luta pelo 5º lugar, uma vez que já são 9 os pontos que os separam da equipa do Travanca. Resta a luta pela 6ª posição ocupada pelo Poiares (que levou de vencida o Arouce por 4-0) , da qual estão a 4 pontos, embora se tenham que defender dos ataques do Pampilhosense (agora apenas a 1 ponto) e mesmo da Sanjoanense (a 4 pontos, após vitoria por 0-2 no reduto do 'lanterna vermelha' Lamas).

Análise Individual:
#2 Joel Valença (3) - Seguro a defender o seu corredor, apenas por uma ocasião foi ultrapassado em velocidade (1ª parte). Não teve oportunidades de se integrar no ataque.

#14 Bruno 'Azias' (4) - Impecável a limpar o perigo da sua zona. Sem qualquer delize, não inventou e não cometeu os erros iniciais da ultima partida. A falta de oportunidades da equipa da casa em muito se deveu a ele.

#26 Simão (4) - Foi o complemento perfeito para Azias. Mesmo limitado, não se escondeu em nenhum lance aéreo, os quais invariavelmente ganhou. Pelo chão, também não cometeu qualquer deslize e foi ainda ele quem iniciou a jogada que culminou no penalty para a sua equipa.

#23 Fábio (-) - Um jogo para esquecer. Primeiro vê assinalada uma grande penalidade no minimo duvidosa por falta que supostamente cometeu. Depois lesiona-se na região lombar em lance dividido, acabando substituido aos 30min.

#18 Joel Rosa (3) - Enquanto esteve encostado à linha pareceu muito fora do jogo. Após a sua derivação para o miolo do terreno, onde se sente como peixe na água, lutou muito e tentou sempre dar a bola jogável, embora dos seus pés não tenha saído nenhum lance de perigo do ataque 'blue'. No final do jogo, não escondeu a sua insatisfação e rapidamente rumou para casa.

#4 Nuno 'panzer' Almeida (3) - A sua exibição fica inevitavelmente ligada ao penalty desperdiçado. No entanto não se resume a isso. Lutou, correu e esforçou-se bastante no meio-campo, revelando uma boa condição fisica. Não foi feliz nos livres que bateu para a área.

#7 Aires (3) - Pareceu algo perdido nas marcações no inicio do jogo. Depois acertou e jogou como sempre. Garra e luta a meio campo, ganhando inumeras bolas de cabeça. Saiu lesionado à passagem dos 20min da 2ª parte.

#13 Cabo (4) - Na 1ª parte, a sua exibição resume-se às tarefas defensivas cumpridas e a 2 remates de fora da área, um deles com algum perigo. Na 2ª parte esteve muito mais em jogo, iniciando várias jogadas de ataque dos 'blues' e cavando o penalty que poderia ter dado o 2-2. Muito castigado em faltas, nem sempre assinaladas.

#15 Bruno 'Experiente' Santos (3) - Como vagabundo, tentou deambular e criar espaços na defensiva adversária, mas sem grande sucesso. Quando encostou à linha do lado direito, continou a lutar e na 2ª parte teve algumas iniciativas interessantes mas sem resultados práticos.

#25 Virgilio (3) - Lutador. Cumpriu o seu papel, que era não dar descanso à defesa adversária. Tem mérito no golo 'blue', pelo pressing sobre o defensor do Góis. No entanto tem que ser mais astuto, tentando por vezes adivinhar o erro adversário e não ficar sempre na expectativa.

#17 Piquet (3) - Entrou com o jogo em andamento, o que nem sempre é fácil, mas não acusou esse facto. Integrou-se em algumas jogadas de ataque na 2ª parte, fazendo inclusivé um remate à baliza adversária, o qual esbarrou num defesa. No 2º golo da equipa do Góis, dá a sensação que não estava correctamente posicionado.

#6 Bruno 'pantufas' (-) - Neste jogo teve algumas oportunidades de tocar na bola, embora não se evidenciando. Há relatos de algumas queixas oculares por parte de alguns espectadores, pensa-se que devido à reflecção da luz solar pela sua chuteira berrante.

A Figura:
#31 Tiago (4) - Não era fácil atribuir esta distinção num jogo destes, em que tão pouco há a destacar. Mas penso que Tiago a merecerá. Defendeu um penalty (embora de forma inglória), está ligado directamente ao golo da sua equipa e controlou com enorme classe todo o jogo aéreo na sua área de intervenção. No final, ainda tentou bater um livre, mas sem sucesso.

Mister Teixeira (3) - A táctica em que apostou de inicio terá sido a mais correcta para abordar um jogo com estas caracteristicas. Sem mais opçoes no banco e ainda por cima obrigado a substituir devido a lesões, a sua influência no desenrolar do jogo estava limitada.

João 'Gattuso' Cabo ('il maestro')

5 comments:

Rosinha said...

Antes de mais, quero dar os parabéns ao Cabo por mais uma boa exibição e por este post que, a meu ver, roça uma vez mais a excelência.
Sobre o jogo, que posso eu dizer? Não nos deixaram fazer melhor. O árbitro pareceu-me uma verdadeira encomenda, e nem sequer se deu ao trabalho de disfarçar. Logo à primeira oportunidade (ou meia oportunidade...) assinalou um penalty que só mesmo na cabeça dele é que existiu.
Apesar de todas estas contingências a que um atleta da ADCA tem que estar mais que habituado, também devemos reconhecer que não fizemos de facto um bom jogo. À excepção dos últimos minutos, em que assumidamente fomos à procura do golo, no resto do jogo fomos sempre uma equipa expectante, a ver jogar o mais criativo e capaz meio campo goisiano. Valeu uma vez mais a segurança da nossa linha defensiva, que foi conseguindo anular as ofensivas dos da casa. Já nós, não fomos capazes de pôr nunca em sentido a defesa serrana, e o nosso golo acaba por nascer de um lance fortuito.
De lamentar acima de tudo as lesões dos nossos colegas, que fragilizaram ainda mais uma convocatória gritantemente curta para as exigências desta partida. De realçar que o segundo golo dos anfitriões é apontado pelo n.º 10, que estava a ser marcado pelo Aires, pouco depois de este se ter lesionado, ou seja, o médio do Góis pôde criar superioridade numérica e aparecer solto sem que o nosso veterano conseguisse acompanhá-lo, por estar em franca limitação física. Pena a substituição não ter acontecido um pouco mais cedo...

Rosinha said...

Permitam-me apenas mais um desabafo. Talvez seja quase ridículo estar a falar sobre isto agora que se aproxima o final da época, mas a verdade é que continuo sem compreender... Como é possível que numa equipa que treina três vezes por semana e joga todos os Domingos, há tantos anos seguidos, ainda não haja um lance de bola parada em que não fiquemos a olhar uns para os outros a ver quem é que se chega à frente para o marcar... Livres, cantos, penaltys... porque é que há-de ser sempre a marcar o que agarra primeiro na bola ou o que acha que está mais inspirado?
O penalty do Almeida (quando estava o Piquet em campo) e o livre marcado peo guarda redes Tiago são dois exemplos entre tantos (e não está em causa terem falhado, porque isso - e eu sei bem do que falo - acontece a todos e custa ao próprio mais do que a qualquer outro). Mas acho que nesse capítulo há falta de liderança, e era bom para todos que nos treinos e novamente antes de cada jogo se acertasse os marcadores de cada lance. Em alguns jogos isso aconteceu, mas porquê só em alguns? Assim a meu ver só se gera instabilidade e nervosismo em quem vai bater cada lance, e quem ganha com isso é naturalmente o adversário, ou como diria Quinito, estamos a entregar o ouro ao bandido.

almeyda4 said...

Primeiro que td só tenho que pedir desculpa a td a equipa pelo lance fulcral que falhei...confesso que nestes longos que levo de futebol, não me recordo de ter falhado algum penalty..infelizmente foi no domingo, quem sabe da pressão exercida por aquelas duas meninas encostadas ao banco do góis...
Segundo, foi uma arbitragem horrível, muito habilidosa mesmo...em que a equipa do góis distribuiu fruta por toda a gente e o árbitro, com a sua complacência prejudicou-nos em grande modo...tive quase a perder a cabeça..como é possível os jogadores do gois saírem sem um único amarelo? Aproveito para dizer que o Aires teve que recorrer hj ás urgências dos HUC, com um edema brutal no pé, suspeitando-se de uma lesão no tendão de Aquiles...espero que não seja nada de grave..
Apesar de todas as adversidades, saímos uma vez mais de cabeça erguida, e com a certeza de que se não estamos mais na frente da classificação é não só por nossa culpa, mas também por sermos constantemente espoliados por esses pelados do distrito...por falar nisso...lembram-se de ver o presidente Leitão em algum jogo fora este ano? EU NÃO...TRADUZ MUITA COISA..
Por fim, tenho que apoiar incondicionalmente o que o "gel" Rosa disse...Como é possível fazer uma coisa ao domingo que não se treina na semana? Desculpem-me que diga, mas o lance do livre cobrado pelo Tiago foi caricato..enfim...Penso que ainda vamos a tempo de mudar, e para isso conto com todos vós...
Um abraço, do vosso amigo e colega

Nuno "Panzer" Almeyda

Miguel said...

Pois é camaradas,já muito ouvi falar deste jogo.E ao que parece a adémia foi mais uma vez prejudicada pelas arbitragens(embora nao goste muito de culpar os arbitros,pois por vezes começa-se a tornar frequente e muitas vezes até sem razão)mas ao que parece este domingo os azuis da ademia foram prejudicados por um senhor sem classe nenhuma.

Bem...parece que a equipa reagiu bem,e foi por mero azar que não empatamos a partida.

Acerca da marcação de bolas paradas, é um assunto que já alertei diversas vezes,mas como este alerta cai em "saco roto" não vale a pena continuar esta "luta herculia contra o sistema de espontaneidade aquando da escolha do batedor", é pena só termos reparado nesta lacuna,quando já passaram 3/4 da epoca.

Não quero com isto chatear ninguem,é tudo na brincadeira.

E pronto amanhã regressarei aos treinos para vos brindar com mais uns pozinhos magicos de futebol(tive mesmo piada nesta),não sei o que se passa aqui...até amanhã,20:30,não se atrasem!

almeyda4 said...

miguel já tinha reparado que era magia em pó...lol..
Vé lá se acertas na quantidade de pó que isso tem ido muito diluido...lolol :P