Sunday, October 14, 2007

Jogo morno em tarde de calor

4.ª Jornada
Campo Vale Fôjo, em Eiras

Assistência : cerca de 150 adeptos


EIRENSE - 1
ADÉMIA - 1


Era grande a expectativa em redor do reencontro entre estes dois velhos conhecidos e eternos rivais da margem direita do Mondego. Na Adémia, a semana ficou marcada pelo surpreendente abandono da equipa técnica, o que prejudicou grandemente a preparação deste jogo, pelo que se aguardava para ver qual seria a resposta dos jogadores dentro de campo neste Domingo. No banco, o presidente Aires Leitão, o Sr. Valdemar e Nuno Almeida assumiram a orientação da equipa nesta fase de transição, e optaram por não fazer grandes alterações na sua estrutura.

A Adémia fez alinhar de início Zé; Piquet; Simão(Cap); Rafa; Vasco; Joel Valença; Bruno "Petit" Santos; Ilísio; Paulo Rodrigues; Aires "Carecona"e Gonçalo.

1ª parte:

A equipa da Adémia entrou bem no jogo, com vontade de assumir as despesas da partida e mostrar que os acontecimentos da passada semana em nada iriam afectar a vontade dos jogadores de ganhar mais este duelo. Logo nos primeiros minutos, Aires surgiu por duas vezes em boa posição para bater o guarda redes de Eiras, mas os remates não levaram a melhor direcção. Seguiu-se uma fase de maior equilíbrio, com o jogo a ser bastante repartido a meio campo e com poucas oportunidades junto das balizas. Com o decorrer do tempo, os jogadores da Adémia foram perdendo algum fulgor e a equipa do Eirense foi ganhando um maior ascendente. Atacando invariavelmente pelo seu lado direito, conseguiram gizar jogadas interessantes que provocaram algum frisson nas "bancadas", mas foi valendo o acerto do meio campo defensivo e defesa "blue" para livrar o guardião Zé de maiores sobressaltos. Destaque para mais uma exibição muito personalizada da dupla de centrais, Simão e Rafa, que sem complicar foram limpando a sua área de jurisdição.
Aos 30 minutos de jogo, Piquet intercepta com a mão um cruzamento vindo da esquerda. Amarelo para o defesa direito "blue" e livre perigoso para a
equipa de Eiras, que viria a chegar ao golo na sequência deste lance de bola parada. Bola bombeada para o interior da área, os centrais e guarda redes da equipa blue a desentenderem-se e no meio da confusão alguém empurra para golo a bola perdida, à boca da baliza. Zé sofria assim de forma algo ingrata o seu primeiro golo com o emblema da ADCA ao peito.

A equipa "blue" sentiu o toque, reorganizou-se e partiu em busca da igualdade, e viria a consegui-lo à passagem do minuto 40. Bruno Santos, que esteve muito activo no meio campo ademiense, "cavou" uma falta nas imediações da área contrária. Encarregue da cobrança do livre, Joel Valença levantou para o interior da área onde surgiu Aires, primeiro a ganhar de cabeça entre os centrais e depois a rodar com elegância fazendo um bonito golo à meia volta, que deixou pregado ao chão o guarda redes do Eirense, que mais não pôde fazer do que seguir com os olhos a trajectória da bola. Um golo que surgiu na altura certa, permitindo que se chegasse ao intervalo com as equipas empatadas a uma bola.

Nuno Almeida, sempre muito interventivo no banco, acerta com Aires o reposicionamento da equipa em campo

2ª parte


Segunda parte aziaga em termos de lesões para os "blues": nada mais nada menos do que três substituições forçadas. A primeira logo ao intervalo, o guardião Zé ficou nos balneários, dando o seu lugar ao júnior Ricardo. Na segunda parte assistiu-se a um jogo menos interessante, com as equipas muito encaixadas uma na outra, a bola quase sempre longe das balizas e alguns "casos" de arbitragem.
Logo no início da segunda parte, Piquet é agredido com uma cotovelada numa disputa de bola junto à linha. O jogador do Eirense viu a cartolina amarela, mas não escandalizaria ninguém se a cor do cartão fosse outra...


Lance em que Piquet sai maltratado de uma disputa mais acesa com um adversário. O banco "blue" pediu cartão vermelho

Aos 10 minutos, penalty a favorecer os da casa. Num lance aparentemente inofensivo, Aires e um adversário tentam chegar a uma bola que se encaminhava para fora da grande área. Sentindo a presença de Aires, fica a sensação que o jogador eirense terá aproveitado para se deixar cair, ludibriando assim o juíz da partida que apontou para a marca dos onze metros. Ter-se-á escrito direito por linhas tortas, uma vez que o jogador encarregue da conversão do castigo máximo, apesar de enganar bem o gurda redes, atirou ao poste, indo a bola de seguida parar caprichosamente às mãos do jovem guardião, que já estava deitado no chão.
Cinco minutos volvidos, a melhor ocasião de golo e grande perdida para a Adémia: Elísio (que subiu muito de produção na segunda parte) a desequilibrar bem pela direita e a ganhar um canto. Na sequência do pontapé de esquina, primeiro Simão e depois Rafa acertaram com estrondo no poste da equipa local...

Aos 25 minutos, Paulo Rodrigues, em inferioridade física, cedeu o seu lugar a Choto.
Aos 35 minutos, voltou a pedir-se penalty para os da casa, por mão na bola (involuntária) de Aires, que uma vez mais fez uma partida de grande entrega, muito lutador lá na frente e ainda com disponibilidade física para emprestar um precioso auxílio à equipa na hora de defender. Desta feita o árbitro nada assinalou, o que levou Aires a desabafar pouco depois junto à linha, quando interpelado por um adepto do Eirense: "Agora f
oi penalty, o de há bocado é que não!..."
Minuto 40 e nova contrariedade para a ADCA. Desta feita foi Vasco a ressentir-se de uma lesão antiga e a ser substituido pelo jovem Johny.

O jogo encaminhava-se para o final sempre numa toada de grande equilíbrio e sem que nenhuma das equipas fizesse um grande forcing para vencer o jogo, parecendo ambas satisfeitas com o resultado. Ainda assim, registo para alguns remates de longa distância dos da casa e jogadas rápidas de contra-ataque da equipa ademiense, a levar grande perigo até à área adversária, mas sistematicamente interrompidas por fora de jogo. Um aspecto a rever...

Joel Valença "pegou de estaca" no meio campo da ADCA e em Eiras rubricou mais uma excelente exibição

No final destaque para o fair-play evidenciado pelas duas equipas e também pelos adeptos, a provar que ao contrário do que muito se disse ao longo da semana estes jogos não têm que ser batalhas campais e podem ser disputados dentro de uma rivalidade saudável.



No final do jogo, o resultado ajustava-se e os jogadores cumprimentaram-se com fair play



12 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Que bela surpresa que o rosinha me proporcionou livrando-me da tarefa de fazer o post, pois devido a minha doençamnao pude dar o meu contributo a equipa podendo apenas ver o jogo do pinhal de eiras.

Gostei muito das fotos e da reportagem tudo com a qualidade que o nosso amigos sempre nos proporcionou.

Quanto a este anonimo pronto...nem vale a pena dizer nada...

Anonymous said...

O guarda Redes do Adca na 2ª parte não foi o Júnior Ivo mas sim Ricardo

Anonymous said...

Parabens pelo belo começo do campeonato.um abraço Leal

Anonymous said...

o primeiro foi penalti e o segundo tb mas o arbrito teve medo de marcar. o ademia nao merecia o empate.

Anonymous said...

informacao quanto ao numero de adeptos cerca de 400 pessoas informacao junto do eirense,e para o miudo miguel mais val ver no pinhal que na valeta!

Anonymous said...

Estes anónimos k vêm paki falar mal da adémia deviam era tar bem caladinhos...cambada de atrazados...falam assim pk é a dor de cotovelo de ver a adémia em primeiro...mas pnt, sao meras palavras k nao têm significado nenhum vindo dessa gentinha...

Anonymous said...

leitao a treinador!!!viva!!!

Anonymous said...

Camarada anonimo, quando utilizei o termo pinhal, nao tinha nada de depreciativo, ainda para mais porque aquilo é,claramente, um pinhal.

Esta mania da perseguicao tsc tsc...

V 3 said...

Pessoal foi um jogo mto bom da nossa parte, em que tivemos de apelar há união do plantel para ultrapassar. Depois de esta semana inacreditável, gostei mto da maneira como jogámos em Eiras. Para além disso, gostei também do jogo em si, bem jogado e bem disputado. Tenho em mim, que o penalty que foi marcado é um erro do árbitro, e que depois o 2º penalty (mão casual), era mto mais aceitável de ser marcado.
Mas enfim, ainda bem que assim foi, e que o jogador do Eirense rematou ao poste.
Foi pena também aquelas bolas à trave e ao poste do Rafa, mas já tinhamos tido sorte antes, no penalty, dessa vez tivemos azar! É futebol!
Parabéns a todos pela esforço e dedicação e pela exibição da equipa!!
Agora ninguém me vai tirar da cabeça é que se não tivéssemos tido uma semana tão atípica, e que se tivéssemos tido a orientação do mister Joca e do mister Teixeira no banco, neste momento o ADCA tinha 12 pontos...

P.S. - Grande post rosinha! Mto bom!! :P Um grande abraço para ti sôtor!

Vasco Gomes

Anonymous said...

Há muito tempo que não via um jogo do Adémia ao vivo, a vida raramente o possibilita.
Gostei da atitude da equipa do ADCA.
Espero que os jogadores do clube tenham sorte e que nunca desistam.

Espero que encontrem rápida solução para dirigir a equipa, embora reconheça que o Almeida esteve muito bem.
Um abraço a todos João Alves

Anonymous said...

so keria deixar um abraço ao pessoal todo,pela forma como m acolheram a epoca passada,mt obrigado e espero k continuem so com vitorias!!força ademia