Friday, April 6, 2007

Três (?) galos para um poleiro.

O que realmente conta no futebol são as bolas que entram na baliza, vulgo golos, tanto na adversária como naquela que nos compete defender.
Por isso, é de aproveitar este fim de semana de Páscoa, em que a bola não rola nos pelados do distrito conimbricense, para fazer o balanço de golos na 'squadra azzurri' da A.D.C. Adémia.
Segundo as contas do site da Associação de Futebol de Coimbra (www.afcoimbra.pt), e que batem certo com a minha memória, a Adémia conta neste momento com 23 golos marcados e 25 sofridos, quando nos restam duas jornadas para disputar até ao final do campeonato.
A juntar a estes números, temos ainda a derrota por 2-3 frente ao Taveirense, no primeiro jogo oficial da época, a contar para a Taça.



São estes os jogadores do plantel 'blue' que em melhor posição se encontram actualmente para conquistar a tão almejada 'Kipsta de Ouro', galardão que premeia o melhor marcador da temporada e que será entregue nas festas ademienses em honra de Nossa Senhora da Luz no final do mês de Agosto e ínicio de Setembro, considerado já o maior evento do género alguma vez realizado na freguesia (ver cartaz afixado no barracão).
Com efeito, Aires, Elísio e Nuno 'panzer' Almeida partilham a liderança da lista de artilheiros a nível de campeonato com 3 golos cada um, sendo que Aires tem ainda um apontado na Taça, perfazendo o total de 4.
.
Mas quais serão as reais probabilidades de cada um deles fazer aumentar a sua conta pessoal?
O veterano Aires, que protagoniza neste particular um autêntico 'choque de gerações' com Elisio, poderá aproveitar esta semana de pausa no campeonato para debelar de vez as lesões que o têm atormentado nos últimos tempos e que o têm impedido de dar o contributo total e precioso à equipa. Se o conseguir, será certamente opção válida para mister Teixeira, pese embora o facto de agora ter recuado um pouco no terreno, ficando ligeiramente mais longe da baliza contrária.
O jovem extremo Elisio tem crescido de rendimento nos ultimos jogos, o que resulta claramente de ter adquirido alguma rotina de jogo, ele que a certa altura da temporada só a espaços aparecia na lista de convocados, por opção própria. É um jogador a ter em conta para esta luta, embora já não 'molhe a sopa' desde o inicio da 2ª volta, frente à Académica.
O nosso 'panzer' ficará, claro, à espera que mais grandes penalidades sejam habilmente sacadas pelos colegas de equipa para poder elevar o seu 'score' pessoal. A não ser que - sonhador! - a pontaria nos livres directos apareça afinada depois deste pequeno interregno.
Na lista que a seguir forneço, é curioso constatar a ampla distribuição dos golos por muitos elementos da equipa, sendo alguns inclusivé da autoria dos nossos 'internacionais aziáticos'. O auto-golo do defensor do Góis do qual beneficiámos na deslocação a essa mesma vila, perfaz o total de golos marcados pela equipa.
.
Total = 23 (+2 na taça)
Aires - 3 (+1 na taça)
.
Elísio - 3
Nuno 'panzer' Almeida - 3 (todos apontados de 'penalty')
.
Fábio - 2
Tiago 'Perna' - 2
.
Cabo - 1
Joel Rosa - 1
Miguel - 1
Bruno 'Pantufas' - 1
Bruno 'Experiente' Santos - 1
Simão - 1
Nogueira - 1
Pratas - 1
Piquet - 1 (de 'penalty')
.
Paulito - 1 (na taça)
.
Não seremos afinal todos candidatos ao prémio, ainda?
Mas levando em linha de conta que o último jogo será em casa, frente a uma das equipas mais fracas da prova (Arouce-Praia), e que, se tudo correr como programado, seremos inspirados pela magnifica banda sonora que Joel Rosa preparou na semana passada, penso que qualquer um dos jogadores do plantel poderá ainda sonhar com a distinção de goleador.
De facto, este será o mais forte aperitivo para estas duas ultimas rondas, para uma equipa que muito dificilmente sairá já da 7ª posição que ocupa há várias jornadas. Diria mesmo que a própria imprensa regional está dividida em relação às primeiras páginas que se avizinham. Muitas horas de sono perdidas em reuniões das direcções de cada diário desportivo para decidir a qual das lutas dar maior destaque: a luta pela subida de divisão e pelo ceptro de campeão de série ou a luta pela conquista da prestigiada 'kipsta de ouro'.
.
O melhor neste campeonato está, pois, ainda para vir.
.
João 'Gattuso' Cabo ('il maestro')


2 comments:

Paulo Rodrigues said...

"...galardão que premeia o melhor marcador da temporada e que será entregue nas festas ademienses em honra de Nossa Senhora da Luz no final do mês de Agosto e ínicio de Setembro..."

Ainda aguardo o galardão do ano passado. É por essa razão que não tenho aparecido na Adémia! Sem isso nada feito! :P

Anonymous said...

:) Finalmente está explicada a razão da prolongada ausência do nosso "ciclista" Paulo Rodrigues...
Quanto ao prémio deste ano, queria assumir aqui desde já a minha candidatura.
A minha posição actual na lista de candidatos à "Kipsta de Ouro" não se coaduna com os meus pergaminhos. Ainda por cima a forma como está apresentada a lista neste post choca-me, pelo confronto duro com a realidade: tenho tantos golos como o Nogueira, o Pratas, o Pantufas, o Miguel...
Almeyda, deixas-me bater o próximo penalty, por favor?...

PS: Joel Valença, urge a publicação aqui no blog do cartaz alusivo às comemorações em honra da nossa Santa Padroeira, Nossa Senhora da Luz...