Sunday, April 15, 2007

Mocidade F.C. - A.D.C. ADÉMIA

4 - 1

.
Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Coimbra - Série A
21ª Jornada
Campo da Serra, Penacova
Cerca de 100 espectadores.
Ao intervalo: 3-1

.
Onze inicial dos 'blues': Leal (por Ricardo aos 75'); Nelson 'Piquet', Bruno 'Azias' (cap.), Joel Valença (por Tiago 'C'mon' aos 60') e Fábio; Tiago 'Perna', Joel Rosa e Cabo; Elísio (por Miguel ao intervalo), Bruno 'Experiente' Santos e Virgílio.

.
No banco, não utilizados: Simão

.
É um facto que a equipa do Mocidade não é de maneira nenhuma fácil de bater, muito menos no seu terreno. Mas dar 3 golos de avanço a um adversário com trunfos como os que esta equipa tem ao seu serviço, deita por terra qualquer ambição de, pelo menos, pontuar.

.
A verdade é que esta foi uma 'tarde não' em todos os aspectos para a 'squaddra azzurra'. Desde logo pelas ausências de Nuno 'panzer Almeida (por motivos profissionais) e de Aires. Já no balneário caiu como uma bomba a notícia de que Simão ficaria no banco de suplentes, na sequência de uma visita ao dentista, que levou mister Teixeira a não querer arriscar na sua utilização. Perante todas estas limitações, não era certamente fácil encaixar as peças no 'onze'. A opção técnica recaiu sobre Joel Valença para fazer companhia ao capitão Azias no eixo da defesa e Tiago 'Perna' na função de trinco, que não lhe é de todo familiar. Nas alas, as duplas Piquet/Bruno 'Experiente' Santos pelo lado direito, e Fábio/Elisio pelo lado esquerdo, ficando o meio campo entregue a Joel Rosa e Cabo e o papel de 'mártir' junto aos centrais seria desempenhado pelo 'patinho feio' Virgilio.
.

Quero aqui deixar uma nota para o jovem lateral Miguel, que demonstrou por a+b toda a sua utilidade no seio deste plantel. Após a já tradicional chamada levada a cabo pelos árbitros à porta do balneario de cada equipa, Simão, habituado a jogar com regularidade, colocava-se em fila com os titulares. Miguel percebeu a distracção e num tom calmo, de quem está rotinado nestas andanças de suplente e sente que tem que ajudar os novatos, chamou a atenção do nº26 'blue' para que o acompanhasse até ao banco. Um exemplo que deve ser enaltecido.
.

1ªparte:
Ainda antes do apito inicial do árbitro, o momento mais aguardado pelos visitantes: a 'moeda ao ar' entre os dois capitães de equipa para a escolha de campo ou bola. E foi aí que o jogo começou a ser perdido. Azias, desprovido da sua cartola e luvas brancas, perdeu a invencibilidade que o acompanhava desde o inicio da época. Não foi nada fácil de digerir esta 'derrota' inesperada para os 'blues', como prova o ínicio desastroso de jogo, em que os homens da zona norte de Coimbra se mostraram pouco concentrados e muito macios perante um conjunto do Mocidade que, movido ainda pela matemática (quase irrealista) esperança de chegar ao 2º lugar, foi extremamente eficaz, aniquilando desde logo qualquer esperança dos visitantes. De facto, e jogando sob um ar bastante abafado, aos 20 minutos de jogo já os homens da casa festejavam pela 3ª vez na partida. O primeiro golo surgiu de uma jogada básica de contra-ataque, com a bola a ser colocada a longa distância para o flanco direito, solicitando o melhor jogador adversário , que com toda a classe se libertou de Fábio e atirou a contar. Poucos minutos volvidos, esse mesmo jogador fez 'gato-sapato' de Piquet sob o lado esquerdo do seu ataque, entrou na área e serviu um colega ao 2º poste, que só teve que encostar, depois da bola se ter passeado livremente pela pequena área 'blue' sem que ninguém lhe tocasse. O terceiro golo resulta de uma boa jogada individual de um meio-campista da casa, que arrancou pelo lado direito do seu ataque, passou por dois opositores e, quase já sem ângulo, à saída de Leal, fez a bola tocar mais uma vez as redes ademienses. Tudo isto perante uma atitude defensiva gritantemente passiva e macia da 'squadra azzurra', que nem estava jogando mal, pois chegava com relativa facilidade à área contrária. É realmente incrivel como até ao 3º golo do Mocidade, apenas 1 (!!) falta havia sido cometida pelos pupilos de Teixeira, que desde logo operou uma alteração táctica na sua equipa. Tiago 'Perna' avançou para ponta-de-lança, derivando Virgilio para a ala direita e Bruno 'Experiente' Santos para o miolo do terreno.
Até ao intervalo, destaque apenas para o caricato golo de Virgilio, que resultou de um remate prensado num defensor adversário, levando a bola a ganhar um efeito caprichoso quando embateu no pelado, e que acabou por deixar sem reacção o guarda-redes, que a viu passar por cima de si, anichando-se no fundo das redes. Este tento atenuou um pouco o desnivel no marcador e fez com que os companheiros de equipa recuperassem algum ânimo para a 2ª parte.

.
Ao intervalo, mister Teixeira mostrou claramente toda a sua faceta dramática, ao criar 'suspense' entre os seus pupilos. Todos esperavam umas palavras que emprestassem novo ânimo para a etapa complementar mas elas não surgiram logo. Foi preciso esperar meia duzia de minutos para que o 'vamos arribar' se fizesse ouvir. Agora sim, estávamos prontos para mais 45min.
.

2ª Parte:
Já com Miguel em campo, os 'blues' iniciaram a 2ª parte desinibidos e decididos a correr atrás do prejuizo, praticando um futebol de passe curto, que embora lhes desse um maior dominio do jogo, não se materializou em jogadas de golo claras. Iam passando os minutos nesta toada de jogo morna quando, parecendo não ter aprendido com erros do passado, a defensiva da equipa da Adémia sobe até quase ao meio campo, no momento de um passe longo de um homem da casa para o flanco direito, na tentativa de colocar em fora-de-jogo os adversários mais desprevenidos. Não resultou. Bandeirola em baixo e aparece um jogador da equipa do Mocidade solto, que cruza para a área. A defensiva ademiense alivia a bola de maneira defeituosa para a entrada da grande área, onde surge um remate poderosíssimo que deixa o desamparado Leal sem reacção. Estava dada a machadada final nas aspirações dos 'blues'. De seguida, Teixeira decide colocar 'a carne toda no assador' (que, diga-se de passagem, também não era muita), substituindo Joel Valença por Tiago «C'mon», passando a jogar praticamente com 3 defesas.
Daqui até ao final do encontro assistiu-se a um jogo aberto, com oportunidades repartidas pelas duas formações. Do lado dos visitantes destacam-se um remate de primeira de Bruno «Experiente» Santos já dentro da área, que não passou longe da baliza, um remate de meia dîstância de Cabo, que também não errou o alvo por muito e uma bola no poste do avançado Tiago «Perna», após bom trabalho individual sobre o lado esquerdo.
Nota ainda para os diversos livres em boa posição a beneficiarem a equipa visitante, mas que invariavelmente ficavam na barreira ou chegavam sem qualquer perigo às mãos do guarda-redes contrário, mesmo tendo sido sempre diferentes jogadores ademienses a sentirem inspiração momentânea para os executarem.

.
Com este resultado, o campeonato da equipa da Adémia está, em termos colectivos, definitavamente fechado, uma vez que o 7º lugar está assegurado. Em relação ao tema que a todos interessa e que tem feito manchetes de jornais por esse mundo fora (tenho recebido contactos do Vietname pedindo esclarecimentos e actualizações), tudo na mesma. O vencedor da 'Kipsta de Ouro' será apenas conhecido na derradeira jornada, em casa, frente ao Arouce-Praia. E, de facto, gorada a hipótese da presença no Guiness com a primeira derrota do capitão Azias na 'moeda ao ar', vai ser este galardão o principal foco de interesse do próximo fim de semana.

.
Análise individual:
#1 Leal (2) - Embora sem nenhum 'frango de aviário', o jovem guarda-redes hoje não esteve bem, tendo algumas responsabilidades no 2º e 3º golos.
.

#17 Piquet (3) - Não começou bem a partida, cometendo alguns erros, um deles fatal, quando se deixou ultrapassar pelo extremo adversário no lance do 2º golo. Depois, quiçá motivado por alguém presente na assistencia, subiu de rendimento e na 2ª parte esteve a nivel bastante positivo, canalizando muito jogo pelo seu flanco.
.

#14 Azias (3) - Sentiu sem duvida a falta da sua muleta (refiro-me a todo o Simão, não apenas a parte dele). Não cometeu deslizes comprometedores e neutralizou ainda várias jogadas adversárias. Numa opinião pessoal, continuo a não compreender a necessidade de tentar colocar o adversário em fora-de-jogo, numa zona tão subida do terreno.
.

#2 Joel Valença (3) - Muito discreto. Talvez demasiado, pois não me lembro de faltas cometidas por ele (quem sabe se necessárias), nem de nenhum corte importante. No entanto, tal como o colega de sector, não comprometeu, ganhando ainda muitas bolas de cabeça. Sacrificado no tudo por tudo.
.

#23 Fábio (2) - Uma autentica sombra de si próprio. Todos têm o direito aos seus dias maus e parece que hoje foi o do jovem lateral. Protagonizou uma boa iniciativa individual na 1ª parte, nada mais. Sem capacidade para travar o adversário no primeiro e no terceiro golo. Na segunda parte, mesmo quando passou a actuar como extremo, nunca demonstrou a frescura fisica e a velocidade de execução e de antecipação que o caracterizam. Deixo aqui uma pequena farpa, em jeito de brincadeira: correspondesse o numero da nota de hoje às horas a que se tivesse deitado ontem à noite e com certeza que a exibição teria sido outra.
.

#19 Tiago «Perna» (3) - Claramente sem rotina para jogar a trinco. Andou perdido nesses terrenos, altura que coincidiu com os 3 golos adversários. Quando avançou para ponta-de-lança melhorou bastante, lutando e segurando a bola como podia, principalmente na 2ª parte. Quase se colava aos lideres da 'Kipsta de Ouro', quando fez uma bola bater no poste.
.

#13 Cabo (3) - A bola não lhe passou pelos pés muitas vezes na 1ª parte, mas quando isso aconteceu também não resultaram daí jogadas perigosas para os 'blues'. Na segunda metade, pareceu mais fresco, tentando remar contra a maré, mas não estava numa tarde particularmente feliz. Terminou o jogo num vaivém constante entre a defesa (para auxiliar Azias) e o meio campo, ensaiando ainda remate perigoso à baliza contrária.
.

#12 Elísio (3) - Esteve em campo 45min. Jogou-se muito pelo seu lado mas, em abono da verdade, perdeu quase todos os lances para o seu adversario directo, mais forte fisicamente, que mostrou não ter qualquer problema em recorrer à falta, na situação em que tal foi necessário. Falhou grande oportunidade para reduzir para 2-1 na primeira parte, ao não conseguir desviar de cabeça mesmo em cima da linha uma bola endossada por Virgilio.
.

#15 Bruno 'Experiente' Santos (3) - Esforçado. Começou junto à linha, mas rapidamente derivou para o meio. Nas duas situações tentou sempre jogar o 'seu' futebol de passe curto pelo chão, embora nem sempre com sucesso. Assinou bom remate de primeira na 2ª parte.
.

#25 Virgilio (3) - Lutador. Tanto junto aos centrais como na linha nunca deu uma bola por perdida. Tem limitações mas com o esforço que demonstra vai conseguindo compensá-las. Foi ele o autor do golo 'blue' e ainda cruzou na perfeição para Elisio na primeira parte, embora este não tenha concretizado.
.

#22 Miguel (3) - Entrou ao intervalo. Primeiro como extremo e depois como lateral, sempre do lado esquerdo, cumpriu o que lhe foi pedido, sem qualquer rasgo digno de resgisto.
.

#16 Tiago «C'mon» (3) - Irrequieto. Entrou no jogo com vontade de mostrar a sua vasta gama de recursos técnicos e a verdade é que desequilibrou em alguns momentos, embora lhe falte o 'timing' certo para libertar a bola. Ganhou ainda alguns livres.
.

#20 Ricardo (-) - Estreia. O jovem guarda-redes, ainda junior, entrou a 15min do fim, não tendo sido sujeito a qualquer intervenção de grande dificuldade.
.

A Figura:
#18 Joel Rosa (3) - Irrepreensível. Ao bom estilo do ciclo é um 3+ este que atribuo a Joel Rosa. De facto, 'il doctore' rubricou uma exibição agradável, mostrando estar em boa forma. Defensivamente, lutou, recuperou e dobrou durante os 90min. Com o esférico nos pés demonstrou a lucidez que já é a sua imagem de marca, escolhendo quase sempre a melhor opção de passe.
.
.

João 'Gattuso' Cabo ('il maestro')

5 comments:

Paulo Rodrigues said...

O último jogo é contra que equipa?

Rosinha said...

De facto, as estrelas não estiveram este Domingo alinhadas a favor dos blues... A equipa sofreu um rude golpe ainda antes do apito inicial, com o qual ninguém contava... o nosso capitão perdeu na "moeda ao ar", e assim grande parte das nossas expectativas para esta partida foram precocemente goradas. A equipa nunca mais se conseguiu encontrar depois deste autêntico "balde de água fria". O início de jogo desastrado não é mais que o refelexo dessa intranquilidade.

Ainda para mais, depois de termos sabido poucos minutos antes que nos iria faltar Simão, a "muleta humana"...

Foram contrariedades a mais para uma equipa já de si fragilizada por tantas intercorrências que nos têm assolado este ano.

Tentemos no Domingo que vem, perante os nossos adeptos, aproveitar a falange de apoio a que já nos habituaram para fechar o campeonato com a cabeça levantada.

Abraço a todos

Anonymous said...

A justificação é simples!Nós estavamos por cima do jogo,relativamente à posse de bola,jogando bem no meio campo deles.Eles tinham apenas dois jogadores na frente que eram servidos com pontapé para frente nas costas da defesa,nessa altura entendi que a equipa precisava e podia pressionar mais,subindo a defesa e deixa-los em fora de jogo,cortando assim,os seus contra ataques...no lance em questão o extremo deles está siginficativamente adiantado,pese embora,o golo ter sido consequência de um mal alívio protagonizado por mim.Os fora de jogo fazem parte do jogo e têm a sua justificação.
Posto isto,espero ter esclarecido as dúvidas...
Venha o próximo jogo que por sinal é em casa,último jogo da época,último jogo para muitos companheiros de armas e quem sabe se não será o último do plantel sénior da ADCA.Para tentarmos acabar em beleza,proponho que todos os atletas compareçam nesta derradeira semana,final de época,a todos os treinos.

P.S.- OH Rosinha,visto a época estar a findar,acho que seria uma boa altura para cobrar uma dívida...parece que existem uns finos no meu "saldo contabilístico" há algum tempo=]

Abraço a todos!

Rosinha said...

Está prometido! :) De Domingo não passa...

Rosinha said...

Ah, Paulito... o jogo é com o Foz de Arouce. Estás a pensar aparecer aos treinos esta semana?
Abraço