Monday, April 2, 2007

A lição do Doutor

Ultrapassadas que estão as 12 badaladas que marcam o final do dia 1 de Abril, dia das mentiras, posso então fazer o comentário que descreve o que realmente se passou esta tarde no Ramos de Carvalho, na Adémia.

1 - 0

A.D.C. ADÉMIA - G.D. Pampilhosense

1ª Divisão da Associação de Futebol de Coimbra, Série A - 20ª Jornada
Campo Ramos de Carvalho, Adémia.
Cerca de 100 espectadores.
Ao intervalo: 0-0

Equipa dos 'blues': Leal(gr); Joel Valença (por Tiago 'Perna' aos 70'), Bruno 'Azias', Simão e Fábio; Nuno 'panzer' Almeida (por Daniel nos descontos), Joel Rosa e Cabo; Elísio, Nelson 'Piquet' e Virgilio (por Miguel aos 82').

No banco, não utilizados: Ricardo(gr).

Treinador: António Teixeira.

Tarde de sol e calor na pacata povoação da Adémia de Cima, local onde se situa o campo da colectividade ademiense e que já fez correr muita tinta na pequena localidade, já que muitas são as criticas dos habitantes da Adémia de Baixo que têm que fazer longas caminhadas para assistirem aos jogos do seu emblema. Como se não bastasse ainda é de Baixo para Cima, ou seja, a subir! Propoem estes que o campo se passe a situar no Rachado, divisória imaginária entre as duas metades. Unico problema: a linha de caminho de ferro que passa precisamente por essa região. Trata-se portanto, de uma questão de prioridades e, neste caso, por causa de uma simples linha de comboio, saem beneficiados os habitantes da Adémia de Cima. Incompreensível!
Mas isto são contas de outro rosário.

Ainda antes dos elementos da comitiva 'blue' darem entrada no balneário, ocorre a primeira contrariedade: inexistência de colunas de som com projecção adequada para reproduzir de modo audível para todo o Ramos de Carvalho o cd que Joel Rosa tinha carinhosamente preparado para o aquecimento e entrada das equipas em campo.

Dadas as ausências de Bruno 'Pantufas' Santos (por motivos pessoais), de Bruno 'Experiente' Santos (por castigo associativo) e de Aires (por lesão), mister Teixeira viu-se mais uma vez com algumas limitações na escolha do 'onze' a apresentar de inicio frente ao Pampilhosense. Optou por fazer regressar Cabo ao miolo do terreno, entregando as linhas a Piquet e Elisio e mantendo o lutador Virgilio em (ou por?) cunha junto aos centrais.
Tal como a equipa da Adémia, os visitantes vinham de uma derrota na ronda anterior frente a um adversário do mesmo campeonato, pelo que este se afigurava como o jogo ideal para reencontrar a senda das vitorias neste final de temporada, para ambas as equipas. Para a equipa 'serrana' era também a oportunidade unica de fazer uma aproximação à equipa da casa na tabela classificativa, podendo ficar a apenas 1 ponto de distância, em caso de vitoria.

1ª Parte:
O encontro iniciou-se numa toada de equilibrio, muito a meio campo e sem oportunidades para nenhum dos lados. Mas a pouco e pouco a equipa da casa foi tomando as rédeas do jogo, criando algumas oportunidades de golo claras, mostrando, contudo, desacerto total na hora de introduzir a bola na baliza adversária. O principal protagonista de toda esta desinspiração foi Nelson 'Piquet', que por 3 ocasiões esteve perto de marcar. Primeiro, após excelente abertura de Joel Rosa, e depois de tirar o guarda-redes adversário (que tinha saído da sua área) do caminho, atirou fraco ao lado da baliza, em posição privilegiada para abrir a contagem. Depois numa boa iniciativa individual pelo lado direito do ataque 'blue' tentou o remate cruzado que terminou nas mãos do guardião serrano, quando tinha Elisio em excelente posição na pequena área. Já no final da primeira parte apareceu bem ao primeiro poste para desviar um livre tenso bem batido por Nuno 'panzer' Almeida do lado direito do ataque da casa, levando a bola a embater no poste.
Outro dos perdulários da tarde foi João 'Gattuso' Cabo, que sensivelmente a meio da primeira parte derivou para a ala esquerda, avançando Joel Valença para o miolo e fazendo recuar Nelson 'Piquet' para defesa direito, por opção táctica de mister Teixeira. Por duas vezes, o nº13 esteve perto de fazer balançar as redes adversárias. Na sequência de um canto do lado direito do ataque ademiense, após desvio de Fábio ao primeiro poste, apareceu isolado na pequena área, atirando por cima. Mais tarde, aproveitou uma subida descoordenada da linha mais recuada da equipa visitante mas, muito bem solicitado por Simão, não conseguiu o melhor dominio com o peito, vendo o esférico escapar-se-lhe para as mãos do keeper 'verde-e-negro'.
A equipa forasteira espreitou durante todos os primeiros 45min o contra-ataque e só por uma vez visou com perigo a baliza do jovem Leal, através do seu capitão, que após uma 'cueca' a Nuno Almeida, desferiu um remate que passou perto da trave.
O resultado ao intervalo era, então, lisonjeiro para os homens de Pampilhosa da Serra.

Ao intervalo, mister Teixeira deixou claro, mais uma vez, que não é homem de grandes discursos nem teorias, mas a mensagem 'vamos arribar' passou para toda a equipa e no fundo, é isso que interessa.

2ª Parte:
No ínicio da etapa complementar, vira o disco e toca o mesmo. Foram os pupilos de António Teixeira que desde logo foram em busca do golo que já mereciam. E, de facto, ele não demorou a aparecer. Após um primeiro aviso de fora da área de Fábio que passou muito perto da trave da baliza adversária, foi 'il doctore' que abriu o livro e, desse modo, inaugurou o 'placard'. Joel Rosa à entrada da área, recebeu passe curto do 'panzer', preparou a redondinha, olhou para a baliza como quem lhe tira as medidas, e sem apelo nem agravo, disparou forte junto ao canto superior esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes. Inscrevia assim o seu nome na lista dos marcadores da equipa esta época. Mais vale tarde do que nunca.
A partir daqui o jogo inverteu-se. Foi a equipa visitante quem se viu na obrigação de correr atrás do prejuizo e decidiu assim assumir o dominio territorial do jogo, embora sem criar grandes calafrios a um seguríssimo Leal, enquanto os 'blues' espreitavam agora o contra ataque, principalmente depois da entrada de um elemento que veio refrescar a frente ofensiva, Tiago 'Perna', regressando Cabo ao miolo do terreno e derivando Virgilio para um dos flancos.
Daqui até ao final do jogo, nenhuma oportunidade clara de golo há a registar em qualquer das balizas, apenas algumas jogadas perigosas igualmente divididas pelas duas equipas, mas que invariavelmente se revelaram infrutíferas por más decisões ou execuções dos jogadores envolvidos.

A vitória acaba por assentar bem à equipa da casa, que sempre fez mais para a merecer, pois foi a que mais a procurou enquanto o jogo se encontrava empatado a zero bolas. Com esta derrota, a 3ª consecutiva, a equipa 'serrana' (9ª à partida para esta jornada) já não pode sonhar sequer com o 7º lugar ocupado pelos 'blues', uma vez que a distância foi alargada para 7 pontos, quando estamos a duas jornadas do final. Quanto à equipa da Adémia pode continuar a acalentar esperanças de ficar na primeira metade da tabela, entre os 'tubarões', uma vez que (e partindo do principio que o Poiares não terá dificuldade em vencer no reduto do 'lanterna vermelha' Lamas), são 4 os pontos que a separam da 6ª posição.

Notas individuais:
#1 Leal (3) - Não foi obrigado a nenhuma intervenção de grande grau de dificuldade mas sempre que foi chamado a intervir mostrou-se concentrado, confiante e seguro.

#2 Joel Valença (3) - Regular, tanto como lateral direito como já no meio campo. Não se evidenciou, mas cumpriu discretamente a sua parte, mostrando-se sempre forte na marcação e nunca dando facilidades ao adversário directo.

#14 Bruno 'Azias' (4) - Impecável. Sem complicar, não falhou um unico corte um intercepção, tentando sempre que possivel sair com a bola jogável. É um dos esteios desta equipa.

#26 Simão (4) - Em sintonia perfeita com o seu colega de sector. Também ele não deu qualquer facilidade aos avançados adversários, impondo sempre o seu estilo prático. Fica ainda na retina uma magnifico passe na 1ª parte, que deixou Cabo isolado frente ao guardião contrário.

#23 Fábio (4) - Ao nivel a que já nos habituou. Seguro a defender e sempre disponivel para se integrar nos ataques da equipa. Assinou um remate perigoso no inicio da 2ª parte.

#4 Nuno 'panzer' Almeida (3) - Tal como Valença, deu tudo quanto pôde na luta do miolo do terreno, ganhando umas e perdendo outras. Não se evidenciou mas o seu trabalho foi muito importante para o ascendente da equipa na 1ª parte. Quebrou visivelmente na etapa complementar. Não esteve feliz nos dois livres que apontou à baliza 'serrana', em boa posição.

#13 Cabo (3) - Tanto no meio campo como no flanco esquerdo, nunca virou a cara à luta pela posse de bola. No entanto nem tudo lhe saiu bem esta tarde. Na 1ª parte podia ter feito melhor em duas situações de golo; já na 2ª metade, não mostrou a frescura fisica de outras ocasiões, não conseguindo ser tão acutilante pela ala esquerda .

#17 Piquet (4) - A nota vale pela 1ª parte muito activa que fez, pesem embora as oportunidades de golo desperdiçadas. Tanto como extremo, como mais tarde a defesa direito, mostrou-se sempre concentrado e prático a jogar, fazendo uso da sua velocidade da melhor maneira.

#12 Elísio (4) - Esteve bem melhor que em jogos anteriores, daí a atribuição da nota 4. Tanto numa ala como na outra, fez bom uso da sua técnica e drible curto para ganhar espaço e algumas faltas importantes, embora de nenhuma iniciativa individual sua tenha saído qualquer jogada de perigo dos 'blues'. Na 1ª parte esteve impecável em termos defensivos, tendo decaído um pouco neste aspecto na etapa complementar do jogo.

#25 Virgilio (4) - Tal como no caso anterior, a nota justifica-se pelas melhorias em relação a jogos anteriores. Usou toda a sua capacidade atlética de forma a ajudar a equipa em termos defensivos onde cortou muitas jogadas 'serranas' logo à nascença. Em termos ofensivos foi capaz de segurar algumas bolas e ainda de jogar ao primeiro toque para as alas com sucesso noutras situações. Parece que o 'patinho feio' está a evoluir.

#19 Tiago 'Perna' (3) - Entrou para conferir maior capacidade de segurar a bola na frente de ataque e foi isso que fez muitas vezes, proporcionando ainda linhas de passe aos colegas mais atrasados.

#22 Miguel (-) - Pouco tempo em campo. Alguns sprints. Podia ter segurado a bola por uma ou duas vezes em que não o fez.

#5 Daniel (-) - 20 segundos em campo. Não tocou na bola.

A Figura:
#18 Joel Rosa (5) - Acima de tudo resolveu o jogo, com aquele brilhante pontapé de fora da área. Mas, para o espectador menos atento, pode ter passado um pouco despercebido no resto do encontro. No entanto, não só lutou como sempre o faz no miolo do terreno como se superiorizou quase sempre aos adversários, mesmo no jogo aéreo, o que é de louvar devido à sua baixa estatura. Quantos passes o viram errar? Não me lembro de muitos passes falhados por 'il doctore', mesmo alguns a longa distância, quer pautando o jogo com mudanças de flanco quer lançando os colegas da frente com aberturas margistrais como aconteceu com Piquet logo no inicio do jogo.
Confesso no entanto que estive muito indeciso entre o 4 e o 5. No entanto, e vendo o final da temporada aproximar-se a passos largos, não queria deixar por entregar uma nota 5. E penso que não será fácil uma exibição ao nivel desta de Joel Rosa nestes dois jogos que faltam, baseando-me nisso para a decisão de lhe atribuir cotação máxima. Admito, no entanto, que discordem.

João 'Gattuso' Cabo ('il maestro')





3 comments:

Rosinha said...

Antes de mais parabéns a toda a equipa, que deu mais uma demonstração cabal de que existe neste grupo capacidade de sofrimento e um grande espírito de entreajuda que já demonstrámos esta época em vários jogos, e que nos tem permitido segurar vitórias difíceis como esta.
Em segundo lugar parabéns ao Cabo, por mais este estupendo post. Na linha daquilo a que nos tem habituado, uma narrativa bastante completa e detalhada, imparcial e com um ou outro apontamento de humor fino. Muito interessante de facto o registo histórico/geográfico acerca da povoação que representamos, é sempre pertinente abordar esta problemática…
A única ressalva que faço prende-se com as últimas seis linhas do post. Não havia necessidade… ;) (Mas terei que concordar que a nota 5 é de facto exagerada, principalmente por uma flagrante quebra de rendimento no segundo tempo, na altura em que o Pampilhosense cresceu, e em que começámos nitidamente a “perder o meio campo”. Será que a minha ida ao "Ar de Rato" na noite anterior (fui ver se apanhava algum colega a prevaricar em vésperas de jogo...) terá alguma possível relação com isso? Nunca saberemos…)
Valeu-nos nessa altura a nossa defensiva, que uma vez mais deu mostras de ser, sem dúvida, uma das melhores do campeonato, e que conseguiu ir anulando com grande entrega e sentido prático todas as investidas dos “neroverdi”.

Anonymous said...

Antes de mais parabens pela vitoria, um jogo que n fosse aquele pontape estaria condenado ao empate a zero. Estiveram melhor voces na primeira parte e nos na segunda faltando-nos alguma calma nos ultimos 30m.

Para o ano ha mais!!!

saudações serranas.

Anonymous said...

É sempre bom ler um post narrado desta forma.Mas é ainda melhor quando a narrativa retrata factos com um desfecho feliz, para o nosso clube, ADCA.Os meus parabéns ao Cabo.
Aproveitemos esta semana para descansar para acabarmos o campeonato em grande, começando já por ir buscar os três pontos ao Mocidade.

Abraço a todos!