Sunday, November 8, 2009



ADC ADÉMIA 4 - 0 UDR CADIMA


08/11/2009 - 1ª Eliminatória da Taça da A.F.C. - 1ª mão
Campo Ramos de Carvalho, Adémia.
Assistência: cerca de 50 espectadores
Árbitro: João José Miranda Machado Jesus
Resultado ao intervalo: 1-0





Onze 'blue': Carioca Gadget; Elísio, Simão(c), Joel Valença e Yao; Tiago, Bruno Santos (por Marito aos 65') e Lito; Eugénio (por Daniel aos 55'), Juca (por Mauro aos 80') e Mamadu.


Suplentes não utilizados: Micaia, Márcio, Tunga e Dani.

Treinadores: José Alberto e Zé Miguel.





Pouco público presente no Ramos de Carvalho para a primeira tarde de Taça da época 2009/2010, facto ao qual não terá sido certamente alheio o tempo cinzento e chuvoso que se fazia sentir. Ditou o sorteio que frente a frente estivessem equipas de séries diferentes: Adémia e Cadima. A equipa 'blue', a realizar até ao momento uma boa campanha no campeonato e tida como uma das candidatas à subida de divisão procurava aqui dar continuidade à vitória do passado fim-de-semana em Foz de Arouce e, se possível, construir um resultado que lhe permitisse abordar o jogo da 2ª mão com tranquilidade máxima. Já os visitantes eram encarados com alguma desconfiança: por um lado, apenas somavam 4 pontos em 5 jogos no campeonato, por outro, tinham sido a unica equipa a roubar pontos ao lider Febres (vitória por 1-0).Como tal, e já depois de Tunga ter dado o mote táctico no balneário, mister José Alberto decidiu colocar em campo os mesmos onze jogadores que tinham iniciado o jogo contra o Arouce-Praia. Apostou numa linha defensiva com Elísio à direita, Yao à esquerda e Joel Valença fazendo companhia ao intocável capitão Simão no eixo; no meio campo, uma primeira linha de dois homens constituída por Tiago e Bruno Santos, responsáveis pela construção de jogo e uma segunda linha com dois elementos bem abertos nas alas - Eugénio e Juca - e um terceiro, Lito, a quem cabia a tarefa de jogar nas costas do ponta-de-lança Mamadu, abrindo espaços através de desmarcações de ruptura.






Ainda antes do início da partida se percebeu que o factor casa teria um peso determinante e que o tão apregoado 12º jogador seria, de facto, uma realidade para a equipa 'blue', assumindo a sua posição ao lado desta logo durante o alinhamento inicial das 3 equipas, como demonstra a foto captada pelo central "Cegueira", hoje com funções de repórter.














A equipa visitante iniciou a 1ª parte com uma atitude aguerrida, conseguindo manter o jogo no meio-campo adversário durante os primeiros minutos da partida, mas rapidamente os 'blues', tentando praticar um futebol apoiado e assente em trocas de bola de pé para pé, assumiram um maior controlo da posse da mesma e, portanto, do jogo. Ainda antes da passagem do primeiro quarto de hora de jogo, já se contavam duas oportunidades para a equipa da casa. Na primeira, uma abertura do experiente Bruno Santos, apanhando a defesa forasteira ainda não totalmente adaptada ao piso sintético, isola Mamadu que, talvez ainda não completamente desperto, não revelou a objectividade necessária na cara do guardião do Cadima. Na segunda, um cruzamento largo da esquerda de Yao encontra um oportuno Lito que, vindo de trás, cabeceia a bola para a trave da baliza contrária. A equipa do Cadima apostava, por esta altura, sobretudo na velocidade das suas peças mais adiantadas mas sem criar claras situações de golo junto à baliza de Carioca. Foi assim com alguma naturalidade que a equipa da casa abriu o activo à passagem dos 25', quando Yao é solicitado no corredor esquerdo e, após galgar alguns metros, cruza rasteiro para o coração da área contrária onde aparece Mamadu a desviar a bola para o interior da baliza. Quando se esperava que os anfitriões continuassem a carregar, criando oportunidades, assistiu-se a um decréscimo no ritmo do jogo e foi mesmo o Cadima que, através de duas bolas paradas, podia ter igualado a contenda fazendo uso da estatura do seu avançado, aproveitando, primeiro, uma falha de marcação dos centrais 'blue' e, depois, uma saída fora de tempo do guardião Carioca Gadget.







Chegou o intervalo e o tal 12º jogador fez questão de acompanhar a equipa da casa até ao balneário sendo, no entanto, mandado sair pelo autor do unico golo da partida até ao momento, quem sabe sentindo o seu lugar em campo ameaçado.A equipa do Cadima regressou dos balneários decidida a recuperar a desvantagem no marcador e, em função disso, instalou-se no meio-campo ademiense durante os 10 minutos iniciais da etapa complementar sem, verdade seja dita, criar grande 'frissom' junto das redes adversárias. No sentido de contrariar a tendência que o jogo estava a tomar, mister José Alberto opera uma substituição, com a entrada do combativo Daniel para a saída de Eugénio, que por esta altura passava completamente ao lado do jogo. A pouco e pouco o gás da equipa forasteira começava a escassear e era de novo a formação 'blue' que ganhava ascendente na partida, mesmo jogando num ritmo lento.











A equipa do Cadima regressou dos balneários decidida a recuperar a desvantagem no marcador e, em função disso, instalou-se no meio-campo ademiense durante os 10 minutos iniciais da etapa complementar sem, verdade seja dita, criar grande 'frissom' junto das redes adversárias. No sentido de contrariar a tendência que o jogo estava a tomar, mister José Alberto opera uma substituição, com a entrada do combativo Daniel para a saída de Eugénio, que por esta altura passava completamente ao lado do jogo. A pouco e pouco o gás da equipa forasteira começava a escassear e era de novo a formação 'blue' que ganhava ascendente na partida, mesmo jogando num ritmo lento.









O golo que sentenciou a partida e quebrou animicamente a equipa do Cadima surgiu por volta dos 20' da segunda parte, através de um remate cruzado de Juca, que estava no sitio certo para aproveitar uma bola perdida após um cruzamento para a área do lado direito. A partir desse momento - e já com Marito no lugar de Bruno Santos, para refrescar o miolo -, e perante um adversário também já desgastado fisicamente, a equipa da casa pôde usufruir de mais espaço para trocar a bola e os lances de perigo multiplicavam-se, tendo surgido com naturalidade o 3º golo, com Mamadu a corresponder de cabeça a um cruzamento de Tiago ao segundo poste, após boa jogada de envolvimento colectivo. A vencer por 3-0, e com o intuito de impedir o recuo excessivo das suas tropas, o treinador 'blue' faz entrar Mauro para o lugar de Juca e altera um pouco o figurino táctico da equipa, passando a jogar com 2 homens encostados aos centrais adversários. Até ao final, o jogo foi-se arrastando sem que a equipa do Cadima revelasse frescura e arte para chegar ao tento de honra, tendo sido inclusivé a equipa da casa a fechar a contagem, desta vez por Lito, na recarga a um remate de Mamadu defendido pelo guarda-redes visitante.







Em jeito de balanço final, esta foi uma vitória que não sofre qualquer contestação perante um adversário que nunca mostrou argumentos suficientes para pôr em causa a supremacia 'blue', com um score final que deixa pouca margem de manobra para que o Cadima consiga a reviravola na 2ª mão.


6 comments:

Contra_2 said...

De Volta ao Serviço! Cabo, Obrigado pelo regresso ao blog! Boa critica! Já adicionei as fotos! Vou tentar fazer umas capas de jornais para animar o pessoal!

Contra_2

Ricardo said...

Grande cronica Cabo!! A que ter em atenção a qualidade fótografica do fotografo (minha pessoa) e a perspicácia na hora do click hahaha Grande jogo pessoal!!


R. Sequeira

NUNESJO2 said...

MUITO BOM CABO,
FOTOS E CRONICA FABULOSAS.

ATÉ TERÇA,
ABRAÇO

Rodrigues said...

Finalmente de volta!!
Quantas e quantas vezes já aqui vim deparar-me com as "curtas" do Cabo ainda da época passada:S

Cabo e Contra, vejam lá se conseguem manter os mais distantes actualizados sobre a vida desportiva e porque não social =P dos "Blues"

Abraço aquela velha guarda e boa sorte a todos!

"Hip Hip Hurra!"lol

Anonymous said...

Amigos...Há tanto tempo que vinha aqui e nada...fico feliz..mto!!
Vejam lá que já andava a pensar...será que que vou ter que voltar a jogar para escrever no blog???? :D

Ainda bem...Assim já não tenho que regresso...


Grande abraço
Nuno "Panzer" Almeyda

Anonymous said...

Amigos...Há tanto tempo que vinha aqui e nada...fico feliz..mto!!
Vejam lá que já andava a pensar...será que que vou ter que voltar a jogar para escrever no blog???? :D

Ainda bem...Assim já não tenho que regresso...


Grande abraço
Nuno "Panzer" Almeyda