Friday, October 31, 2008

Curtas

Antes de mais, as minhas desculpas pelo atraso na actualização do blog relativamente às crónicas dos dois jogos que entretanto se disputaram mas a semana agressiva que a Latada invariavelmente representa e alguma desmotivação à mistura, ditaram que assim fosse.


19/10/2008 - 4ª jornada da Divisao de Honra da A.F.C.
A.D.C. ADÉMIA 0 - 2 G.D. Febres

'Onze' blue: Ricardo; Joel Valença, Simão(c), Hélio e Márcio; Bruno Santos (por Elisio ao intervalo), Dani, Raul (por Tiago aos 60') e Cabo; Mamadu e Pedro.
Em tarde de sol e calor, jogo especial para o treinador 'blue' Rui Rua, pela sua ligação à localidade de Febres, de onde é natural, onde vive e cuja equipa representou, como jogador e treinador. O encontro iniciou praticamente com o golo dos forasteiros (2'), aproveitando alguma falta de concentração caseira. A reacção ademiense foi positiva e fez-se sentir, primeiro, com um livre de Bruno Santos a passar a centimetros do poste da baliza do Febres e depois com um cabeceamento de Cabo à trave, ele que minutos depois viria a esbanjar a oportunidade mais soberana da partida ao fazer a bola passar ao lado da baliza visitante. Na etapa complementar, ao contrário do que se esperava e talvez acusando um pouco a ausência do "maestro" Bruno Santos (saiu lesionado ao intervalo), não se verificou uma entrada a todo o gás dos 'blues' que não conseguiam criar real perigo junto à baliza dos visitantes. Estes, apostando sempre em venenosos contra-ataques não permitiam que os da casa desguarnecessem a defensiva. O segundo golo, que sentenciou a partida, aconteceu a cerca de 15 minutos do final, quando, por infelicidade, o 'keeper' Ricardo pontapeia a atmosfera depois de um atraso "à queima" do lateral Márcio, deixando o caminho livre para o avançado do Febres facturar. No final da partida a desilusão era generalizada.

Na sequência do desaire, o treinador 'blue' Rui Rua decide colocar o seu lugar à disposição, mas depois de uma conversa com o presidente do clube Aires Leitão (que de resto o impediu de dar o treino de 3ªfeira) reconsidera a sua posição e aceita continuar ao leme de uma embarcação "com muitas limitações e onde faltam condições essenciais" para quem quer navegar em águas tão agitadas e com alguns "tubarões" como na Divisão de Honra.


26/10/2008 - 5ª jornada da Divisão de Honra da A.F.C.
A.C. Mirandense 3 - 0 A.D.C. ADÉMIA

'Onze' blue: Ricardo; Dani, Simão(c), Carneiro (por Sequeira aos 65') e Márcio; Hélio (por Viveiros aos 80'), Tiago (vermelho directo aos 70') e Raul; Elisio, Mamadu e Pedro (por Cabo ao intervalo).
Embora esta, na teoria (e que se veio a confirmar mais tarde na prática), fosse a primeira partida contra um adversário de um nivel claramente superior ao da formação ademiense, ao que se juntava o facto de jogar em casa em piso relvado, os 'blues' acreditavam que fosse possivel trazer um resultado positivo de Miranda do Corvo. E durante quase toda a primeira a parte essa esperança cresceu à medida que os minutos passavam, uma vez que, embora o jogo tivesse praticamente sentido unico, a equipa da casa esbarrava invariavelmente na boa performance defensiva do adversário, complementada com um par de excelentes intervenções do 'keeper' Ricardo em resposta às oportunidades criadas. Mas o "quase" com que comecei a frase anterior não é inocente, pois a igualdade a zeros foi desfeita precisamente na ultima jogada da primeira parte, na sequencia de uma boa iniciativa individual de um jogador do Mirandense, que rematou muito colocado, fazendo a bola bater na base do poste esquerdo da baliza 'blue' antes de entrar.
Competia à Adémia atacar na etapa complementar mas a verdade é que tal tarefa se revelou sempre muito complicada. Das poucas vezes que conseguia descer à área contrária, a equipa visitante era completamente inofensiva. Tudo ficou mais dificil com o segundo golo da equipa a actuar de verde, apontado pelo seu capitão na sequencia de um livre lateral quando já se jogava o segundo quarto de hora da segunda parte. A partir daí, verificou-se algum descontrolo emocional, por parte da equipa 'blue', o que até poderá ser compreensivel, mas também por parte da equipa de arbitragem: um sem numero de foras-de-jogo assinalados aos da casa (alguns deles muito duvidosos) por um lado e uma incrivel dualidade de critérios a prejudicar os forasteiros nas bolas divididas. Na sequencia de tudo isto Tiago acabou por ver o cartão vermelho directo, por palavras dirigidas ao juiz da partida. Para terminar, já em cima dos 90 minutos, a equipa da casa ainda presenteou o pouco publico presente com o 3º e ultimo golo da partida.

A demissão do treinador Rui Rua na 3ª feira que se seguiu foi um cenário que, a mim pessoalmente e acredito também que ao resto do plantel também, me apanhou de surpresa, sobretudo porque, embora seja indiscutivelmente legitimo e compreensivel que tenha ambições bem mais altas do que as que talvez pudesse almejar com esta equipa, se revelou incoerente com o discurso realizado na semana anterior, em que apontava o bom grupo e a larga margem de progressão como factores fundamentais para ter decidido ficar.

O futuro, a meu ver, não é risonho. Neste momento é o ex-adjunto França quem assume a liderança da equipa de seniores. Por outro lado a colocação do tão anunciado tapete sintético no lugar do peladão do Dr. Ramos de Carvalho tarda, tudo isto quando já se avançou para a remoção das grades de protecção e das balizas e a equipa tem que se deslocar a Brasfemes ou Vilela para treinar. Correm rumores de congelamento do projecto por parte da empresa responsável devido a falta de garantias bancárias... penso que não sou o unico que gostaria de ser posto a par da verdade.

João Cabo

1 comment:

Anonymous said...

é triste ver que o ademia é a pior equipa da divisão de honra...certamente que até na 1a distrital não ganharia um único jogo...
o sr Aires Leitão destruiu uma equipa ganhadora e não consegue manter uma boa relação com os treinadores,,,julga que ainda está na força aerea e mandar em mancebos que nem ler sabiam....

Agora a bronca do sintéctico, parece que a empresa rescindiu o acordo com o ademia por falta de garantias...e o campo já esta sem balizas nem varões....
os espanhóis não sao burros e viram que nenhum clube da distrital de coimbra conseguirá pagar o sintectico....


É bom que o sr Leitão coloque o seu lugar á disposição e se marquem eleiçoes antecipadas quanto antes....