Wednesday, December 9, 2009

Jornada Dupla

Como prenda de Natal antecipada a A.F.C. aproveitou o feriado religioso do dia 8 de Dezembro para proporcionar a todos os seus atletas uma dupla jornada de futebol, ao bom estilo da Premier League. Como tal, dois jogos no espaço de 48h esperavam a equipa "blue" do distrito de Coimbra: no Domingo dia 6, defrontavam para o Campeonato o Mocidade em Penacova, enquanto que na 3ª, dia 8, deslocavam-se a Cadima, para a 2ªmão da 1ª Eliminatória da Taça.



6/12/2009 - MOCIDADE FC 3 - 0 ADC ADÉMIA

Onze "blue": Carioca; Joel Valença, Simão(c), Mário e Yau; Tiago, Lito, Daniel e Márcio "O Maluco"(por Aguiar); Cabo e Cunha (por Mauro).

Suplentes não utilizados: "Cegueira", Mamadú e Tunga.


Dada a tão complexa e detalhada estratégia de "ataque" descrita no post anterior, a estratégia de "combate" idealizada pela dupla técnica parece uma mera brincadeira de crianças. Tanto parece que não a vou aqui esmiuçar, antes que, confirmada que está a popularidade exponencialmente crescente deste blog, os futuros adversários se venham aqui informar sobre a melhor maneira de parar esta máquina de futebol. Posto isto e perante o resultado da partida, o leitor poderá pensar que me estou a entusiasmar um pouco ou até mesmo que sou doido. E provavelmente tem razão, sobretudo se apostar na segunda hipótese.
Descrevamos sucintamente as ocorrências da partida. Na 1ª parte, a equipa visitante foi claramente mais forte, uma vez que a equipa do Mocidade nunca conseguiu lidar com o posicionamento e dinâmica ofensiva dos "blues". Assim, os pupilos de José Alberto apenas se podem queixar de si próprios por não regressarem aos balneários em vantagem no marcador, já que se revelaram demasiado perdulários nas excelentes ocasiões de que dispuseram, nomeadamente Cunha e Cabo. Na sequência do lance que este último falhou, Márcio empurra a bola para o fundo da baliza, golo invalidado por um fora-de-jogo que deixa, no mínimo, muitas duvidas.
Para a etapa complementar a equipa da casa equilibrou a contenda, passando o jogo a ser disputado sobretudo a meio-campo. No entanto a grande oportunidade do primeiro quarto de hora pertenceu, de novo, à Adémia, com Cunha a falhar escandalosamente o alvo. E como quem não marca arrisca-se a sofrer, foi precisamente o que aconteceu. Um erro infantil de Márcio - que vinha realizando um bom jogo - deixa a bola nos pés do avançado da casa que assiste um companheiro em posição muito duvidosa para o primeiro golo. Aproveitando algum desnorte dos "blues" a equipa da casa aproveitou para ampliar poucos minutos volvidos, sentenciando a partida já muito perto do seu final, quando o adversário estava totalmente balanceado no ataque.
Em suma, um resultado que não espelha minimente o que se passou dentro das quatro linhas, sobretudo na 1ª parte, mas que consumou a 4ª derrota consecutiva da equipa dos arredores de Coimbra.



8/12/2009 - UDR CADIMA 2 - 3 ADC ADÉMIA

Onze 'blue': Carioca; Joel Valença, Simão(c), Mário (por Tunga aos 85') e Yau; Lito, Aguiar (por "Cegueira" aos 65'), Daniel e Márcio; Cunha "Saviola" e Cabo (por Mauro aos 80').

Suplentes não utilizados: Mamadú e Eugénio.

Depois da vitória da Adémia por 4-0 na 1ªmão, o desfecho da eliminatória parecia estar praticamente definido. No entanto, ambos os conjuntos tinham razões mais do que suficientes para lutar pela vitória nesta partida: enquanto que para os da casa serviria para corrigir a pálida imagem deixada há um mês atrás, já os visitantes viam neste jogo uma boa oportunidade para "quebrar o enguiço" e regressar aos golos e às vitórias, ganhando com isso confiança para os desafios seguintes do Campeonato. No final, a vitória sorriu à equipa 'blue', de forma justa pois foi a que mostrou melhor futebol na globalidade do jogo, mas conseguida apenas porque encarou o jogo com toda a seriedade, correndo e lutando do início ao fim, perante um adversário que, pelas dificuldades que criou, acabou por valorizar ainda mais o triunfo.

Notas:
- 12h00: Após o almoço, meia equipa desloca-se, ao estabelecimento comercial chinês mais próximo, adquirindo produtos da secção de moda feminina.
- 12h30: Ainda na "sala de conferências do hotel", antes da viagem até Cadima, 'mister' Zé Miguel apresenta um curto vídeo (que não consegui encontrar na net para adicionar ao post) à equipa, apelando com ele a uma maior capaciadade de compreensão relativamente aos erros dos colegas dentro co campo e respeito pelas eventuais limitações - técnicas, tácticas, etc - de cada um.
- 13h30: A carrinha conduzida pelo cada vez mais polivalente Márcio "O Maluco" lidera a comitiva. Na paragem numa bomba de gasolina para abastecer, foi díficil aos "craques" passarem despercebidos: "Eu conheço-vos da Liga dos Ultimos", exclamou o funcionário em serviço.
- 14h30: Mamadú acorda e repara que o seu saco com o equipamento não foi trazido.
- 15h00: Início do jogo.
- 15h05: Fiscal de linha (elemento do sexo feminino) expulsa elemento do banco do Cadima por protestos e ganha direito a uma das mais longas e ao mesmo tempo mais próximas (centímetros) sequências de insultos da sua vida.
- 15h25: 0-1. Chapelada de Cunha, isolado após passe de Mário (Saviola, desculpa, já descobrimos com quem aprendeste).
- 15h40: Aguiar tem fome.
- 15h45: Intervalo. Aguiar alimenta-se.
- 16h00: Inicio da 2ª parte.
- 16h20: 1-1. Boa jogada individual de um recém-entrado jogador do Cadima, passando por Simão e, à saída de Carioca, tocando a bola por um lado e passando por outro, antes de encostar para a baliza.
- 16h25: 1-2. Joel cruza, mau alivio do defesa contrário fazendo a bola "pingar" na sua baliza, onde o guardião foi incapaz de evitar que entrasse. Só com muito boa vontade o golo é atribuído ao nº2 'blue'.
- 16h33: 1-3. "O Maluco", qual bebé, imita o que acabou de ver fazer. Isolado frente ao 'keeper' após passe de Daniel, toca a bola por um lado e passa pelo outro, quase deixando que esta se perca pela linha de fundo. Mesmo no limite, consegue segurá-la e com ângulo apertado empurra "de bico" para dentro da baliza.
- 16h40: 2-3. Penalty duvidoso cometido por Simão e convertido pelo jogador da casa.
- 17h40: Na viagem de regresso, a carrinha conduzida por Eugénio, que liderava a comitiva, comete um pequeno engano no caminho. Márcio encosta e à sugestão "Segue, eles vão lá ter!" responde: "Não viste o vídeo? É para irmos todos juntos até à meta!" - sem duvida vence o prémio da Figura do Dia.

1 comment:

Roger said...

Brutal....