Thursday, November 8, 2007

Ode aos "anonymous"

Abro aqui uma excepção ao que tinha referido que não voltaria a fazer (transpor para este blog posts não escritos por mim), para colar aqui uma análise curiosa feita pelo Nuno Markl no seu site, www.havidaemmarkl.blogs.sapo.pt , a propósito dos detractores que amiúde vão mandar bitaites sem jeito nenhum a blogs deste género.

Vem isto a propósito da particular insistência com que um determinado anónimo tem publicado neste blog um comentário ridículo, que me vejo obrigado a apagar sistematicamente, para logo ele o fazer novamente, numa espécie de jogo do gato e do rato para o qual já não há pachorra.

Estará na altura de proibir neste blog os comentários anónimos? A pergunta atravessou-me o espírito, mas para já fica a opinião do impagável humorista das "Manhãs da 3":


"O que fazer? Fechar a zona dos comentários? Sempre fui contra esse tipo de coisa - e gosto, neste blog, de receber a enchente de comentários positivos e negativos que todos os dias chega - mas começo a pensar que alguns projectos não deveriam ter zona de comentários. Não é por causa das críticas negativas - venham elas, se tiverem um mínimo de decência e conteúdo - é por causa dos quilos de estrume que se despejam por cima de coisas que, fazendo rir uns e outros não, deram mais trabalho a fazer do que esse estrume a ser produzido (uma vez que o insulto não é fruto de prisão de ventre, é uma dose rápida de soltura de alguém que tem as entranhas numa lástima). Eu acho que esta urgência de haver zonas de comentários vai chegar a um extremo tal que, num futuro próximo, no Louvre, ainda vamos ver uma caixinha ao lado da Gioconda contendo frases tais como "Esta puta é mesmo feia", "Se não estivesses morto, merecias morrer" ou ainda "Leonardo, vê-se mesmo que isto é um homem de peruca e que tu gostas é de abafar".

O mundo viveu optimamente durante anos sem zonas de comentários. Quem queria comentar escrevia cartas e mandava-as ou para as estações de televisão ou para a secção de cartas do leitor dos jornais. A mensagem continuava a chegar e a fazer doer, se fosse o caso; mas pelo menos sabia-se que quem se dava ao trabalho de escrever uma carta era alguém que: A) Sabia escrever; B) Apresentava um discurso suficientemente articulado para merecer a atenção do visado. A Internet é fabulosa, mas de repente submete o trabalho de humanos ao escrutínio, muitas vezes, de macacos."

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

8 comments:

Anonymous said...

ola =D
bem,so vim aqui,pedir vos,caso souberem, qual o blog da associaçao de fut de coimbra!!! o blog!! gostaria de obter uma resposta o quanto antes =D
obrigado
A.D.C.A.

Anonymous said...

blog da associação de fut de coimbra não conheço.

só o futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Anonymous said...

é esse mesmo!!! thanks...

Anonymous said...

onde posso arranjar esta musica do refilar... ????????

Rosinha said...

se pedires com jeitinho eu envio-te isso por email ou msn... :)

Anonymous said...

hum... sera que tenha pedido mal??? duvido!!! lool se mandares,manda po email: rddoa@sapo.pt

Rosinha said...

Foi uma força de expressão... já enviei a bela musiquinha do saudoso Carlos Paião. Enjoy

Anonymous said...

oh rosinha faz-me um bobozinho-....